Sustentabilidade: Hospital Metropolitano promove treinamento para descarte correto de resíduos sólidos

 em Geral

Referência nas áreas de cardiologia, neurologia e endovascular, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, pertencente à rede estadual de saúde, também se preocupa em cuidar do meio ambiente, fazendo da unidade hospitalar um local cada vez mais sustentável. Para isso, o hospital que é gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), promoveu durante toda a última semana um treinamento sobre o descarte correto de resíduos sólidos no ambiente hospitalar. 

A ação foi promovida pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e teve início na segunda-feira (26) e encerrou na sexta-feira (30), em que o objetivo foi ensinar aos colaboradores que integram as equipes assistenciais e aos integrantes da empresa responsável pela limpeza, a melhor forma de armazenar e descartar os resíduos, principalmente, os infectantes e perfurantes, conforme explicou a ecóloga do Hospital Metropolitano, Héllen Tamyres. 

Héllen informou ainda que o treinamento já faz parte do calendário de ações do SCIH e é bastante importante pois também envolve questões de biossegurança. “Com esse treinamento, os profissionais vão aprender a lidar melhor com os diferentes tipos de resíduos que temos no hospital e a maneira correta de descarte. Com isso, todos nós, que também temos o dever de preservar nosso meio ambiente, contribuímos para que o Metropolitano seja um local também mais sustentável”, afirmou Héllen. 

Para Aline Monteiro, auxiliar de serviços gerais da empresa Zêlo, responsável pela limpeza e recolhimento dos resíduos sólidos do Hospital Metropolitano, o treinamento foi de grande valia, pois “tive a oportunidade de conhecer e  aprender as formas corretas de armazenamento e descarte dos resíduos”. A colaboradora destacou que lhe chamou bastante atenção a economia financeira gerada a partir do descarte correto. 

“Eu não tinha conhecimento e chamou muito a minha atenção que quando separamos e descartamos adequadamente o lixo, contribuímos também para uma economia financeira para o hospital. Então, além de ajudar o meio-ambiente, ajudamos também a economizar para que esse dinheiro possa ser investido em mais melhorias para o hospital”, pontuou Aline. 

Já para a enfermeira diarista Roseane, a ação é importante porque ajudou a relembrar alguns conceitos como também vai poder auxiliar os acompanhantes dos pacientes a colaborar no descarte correto do lixo. 

Conforme a diretora hospitalar, Louise Nathalie, cuidar e preservar o meio ambiente é um dever constitucional de todos os cidadãos e o Hospital Metropolitano tem buscado cumprir com o seu dever de promover mais sustentabilidade ao meio ambiente. 

“Todos os dias vemos os impactos causados pela degradação da natureza, principalmente no nosso clima. Precisamos cumprir com a nossa obrigação e o Hospital Metropolitano não é diferente, ainda mais pelo tipo de resíduos que produzimos, precisamos ter uma responsabilidade redobrada. Ações como essa, fazem parte do nosso cotidiano, pois promover um ambiente mais sustentável também é uma preocupação nossa, pois impacta diretamente na nossa saúde”, enfatizou a diretora. 

Postagens Recentes