Semana de Segurança do Paciente: Hospital Metropolitano promove orientações para pacientes, acompanhantes e palestras à colaboradores
Em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro, os membros do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), promoveram ao longo da semana diversas atividades com o tema: ‘Engajar pacientes para Segurança do Paciente’, adotado neste ano, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com o coordenador de Farmácia Clínica e Hospitalar do Metropolitano, Felipe Piris, as ações objetivaram a conscientização de usuários, acompanhantes, profissionais e gestores, revelando sobretudo que o paciente e seu acompanhante são protagonistas no processo de cuidado.
“São pequenas ações diárias, que fazem toda diferença para uma assistência segura. Acontece desde quando eles nos informam o medicamento que usavam em casa, com detalhes em relação à dose e posologia, até sobre aqueles que têm alergia, ou algum tipo de intolerância. Já da parte do profissional de saúde estimulamos a comunicação direta ao paciente, informando qual é o medicamento que ele irá usar e para que serve. Isso vai garantir um sucesso da terapia medicamentosa e também maior excelência no serviço de saúde que é prestado a ele”, pontuou Felipe.
Para a coordenadora de Enfermagem do Hospital Metropolitano, Mara Souza, a Segurança do Paciente representa o esforço de todos os setores da unidade em reduzir os danos associados aos cuidados de saúde. “Toda e qualquer pessoa que recebe cuidados de saúde, seja na assistência, ou de forma ambulatorial, à exemplo dos que vêm à nossa instituição realizar exames, está sujeita a passar por algum dano nesse cuidado. Por isso, estamos promovendo também ações que chamem a atenção dos nossos colaboradores para a prevenção contra esses riscos, reduzindo as chances e a gravidade de danos aos nossos pacientes”, relatou a gestora.
As ações programadas pelo NSP do complexo hospitalar contemplaram abordagens a pacientes e acompanhantes internos e ambulatoriais, a fim de orientá-los sobre como podem ser protagonistas na promoção da Segurança. Assim como capacitações aos colaboradores através das seis metas internacionais de Segurança do Paciente, a saber: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação; cuidado na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; cirurgia segura; reduzir o risco de quedas e lesões por pressão; e higienizar as mãos para evitar infecções.
Por apresentar um bom desempenho e estar de acordo com a Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente, na última terça-feira (19), o Hospital Metropolitano recebeu a certificação nacional de Alta Conformidade pelas práticas de Segurança do Paciente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a coordenadora de enfermagem da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Metropolitano, Patrícia Monteiro, esse resultado é fruto de um esforço coletivo de colaboradores, pacientes e acompanhantes.
“Para nós gestores é muito bom saber que podemos contar com profissionais dedicados e empenhados, nada seria possível sem a participação da cada colaborador do nosso time. A segurança do paciente é um direito humano universal que todos os pacientes têm de não sofrerem danos associados aos cuidados em saúde, então este ano estamos ressaltando também a importância da participação dos pacientes em seus cuidados para que esse direito seja alcançado”, frisou a gestora.