Relação interpessoal, redação oficial, e motivação são temas de capacitações para profissionais do administrativo do Metropolitano

 In Educação em Saúde

Provocar reflexões sobre as relações interpessoais, reforçar a importância de lidar com o outro e lidar consigo com empatia, além de uma efetiva comunicação e escrita, foram algumas das abordagens utilizadas nas capacitações promovida pelo Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em parceria com a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP), para os profissionais da área administrativa. 

Os colaboradores, tiveram um dia repleto de treinamentos e dinâmicas, em alusão ao Dia do Auxiliar e Assistente Administrativo, que é celebrado em 15 de outubro. Pela manhã, participaram de uma palestra sobre Redação Oficial e, pela tarde, tiveram a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e práticas ligados às relações interpessoais e motivação no serviço público. 

Quem ficou responsável por conduzir a palestra sobre Redação Oficial foi o ministrante de cursos de língua portuguesa da ESPEP, Walbérico Costa.  Segundo ele, os conhecimentos adquiridos neste treinamento vão possibilitar aos profissionais ampliar e melhorar as comunicações internas e externas. “Esperamos que os colaboradores desenvolvam suas habilidades em redação de textos oficiais e também no que se refere a comunicação com o público, em que a língua portuguesa esteja inserida de forma mais afetuosa com as pessoas”, explicou o doutorando em Estudos de Linguagem. 

Além disso, os colaboradores ainda aprenderam questões relativas à redação de documentos que são utilizados de forma recorrente na unidade, como: relatórios, comunicação interna por e-mails e emissões de ofícios. Para a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Hospital Metropolitano, Elizanate Magalhães, além de proporcionar aos colaboradores o aperfeiçoamento dos conhecimentos, o momento é, sobretudo, de comemoração. 

“Hoje nós estamos celebrando este servidor que é peça fundamental para o hospital. E, com isso, trouxemos cursos que facilitam o dia a dia deles, até porque, quando falamos em redação oficial, eles é que estão realmente construindo isso nos seus setores. Em relação ao curso da tarde, que se trata de relacionamento interpessoal, nós sabemos que a maioria lida com o público. Então, é importante entender um pouco de inteligência emocional até para conviver tanto com o público externo, quanto dentro do próprio setor de trabalho”, frisou a gestora.

Para Joyce Kelly Costa, assistente administrativa da Fundação PB Saúde, que gerencia o Hospital Metropolitano, a oportunidade agregou para prática das atividades diárias. “Como tenho formação em outra área, participar de cursos como estes é bastante enriquecedor, pois aumenta a minha bagagem de conhecimentos para que eu possa desempenhar o meu trabalho de maneira mais excelente. Saber escrever bem e se comunicar de forma clara e objetiva é fundamental para o âmbito de trabalho. Da mesma forma manter bons relacionamentos dentro da instituição”, destacou.

Segundo a ministrante Ilka Maria Campos, o momento de refletir sobre a inteligência emocional, é fundamental para manter um ambiente com diversidade e pluralidade. “Buscamos auxiliá-los na promoção do respeito, tolerância, e compreensão, entendendo que as relações interpessoais começam conosco para com o outro”, pontuou a doutora em Ciência da informação.

A ministrante ainda acrescentou a importância dos colaboradores terem um olhar inclusivo, tendo consciência da relevância em humanizar as relações. “Olhar com inteligência emocional é não julgar e compreender que somos todos iguais e merecemos um ambiente mais saudável, com mais clareza e com a comunicação sem violência”, relatou Ilka. 

No encerramento dos turnos houveram sorteios de brindes para os participantes, contemplando os administrativos com canecas, canetas e vouchers de cuidados com a pele e saúde.

 

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