Práticas terapêuticas para pacientes, familiares e profissionais no Hospital Metropolitano marca as comemorações ao Dia do Psicólogo(a)
O dia nacional do psicólogo(a) é comemorado em 27 de agosto, e neste ano de 2022, a data é ainda mais especial, pois marca o aniversário de 60 anos de regulamentação da Psicologia como ciência e profissão no Brasil. Diante dos diversos processos que são desencadeados pelo fator doença, especialmente as de alta complexidade, o acolhimento da equipe de psicologia na unidade hospitalar é imprescindível para ajudar o paciente e a família a ressignificar o ambiente, como também possibilitar uma compreensão mais clara acerca da dor e dos aspectos psicológicos e psicossomáticos por ela desencadeados.
Atuando frente a tríade de acolhimento: paciente, família e equipe multidisciplinar, os psicólogos do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação PB SAÚDE, promoveram na última sexta-feira (26), aos internos e acompanhantes visitas musicais pelos setores assistenciais com os músicos Clara Bione e Thiago Siqueira. Clara, com voz e violão, fez o percurso pelas enfermarias, e o violinista, Thiago, tocou seu instrumento nas UTIs. Após passar pelos setores assistenciais, os músicos ainda tocaram nas recepções e nos espaços comuns do hospital, encantando o dia de todos que tiveram a oportunidade de desfrutar de alguns minutos nessa quebra de rotina.
Quem ficou muito agradecida com o momento foi Jéssica Natália Pereira, 29 anos, mãe da paciente Maria Emanuelle, de 5 meses, que está internada na UTI pediátrica da instituição. “Eu gostei bastante da música, como a gente está aqui na UTI e todo mundo fica apreensivo com os procedimentos que são realizados todos os dias, foi muito bom pra descontrair. Eu me surpreendi quando ele chegou com o violino, foi muito linda a apresentação”, relatou Jéssica.
Segundo a gestora multiprofissional, Rebecca Andrade, o acolhimento proporcionado pela equipe nas mais diversas situações do dia a dia, pode ser chamado de milagre. “Quando dizemos: chama o psicólogo, é um milagre que queremos que eles operem, nos trazendo o auxílio que precisamos, a escuta qualificada, e a atenção necessária. Junto a equipe multiprofissional a missão da Psicologia dentro do contexto hospitalar é justamente esse, proporcionar o socorro necessário e uma melhor assistência aos nossos pacientes, como uma forma de milagre, mas com muita ciência, responsabilidade e profissionalismo”, afirmou a gestora.
Considerando também a relevância de cuidar de quem cuida, para os psicólogos foi proporcionado um momento de relaxamento com a prática de Yoga, guiada pela psicóloga Adria Melo. A profissional esclareceu que a Yoga é uma prática integrativa, aprovada pelo Ministério da Saúde, que proporciona um cuidado tanto da saúde física quanto mental. “A prática de Yoga tem benefícios físicos e psicofísicos, ela tem auxiliado bastante na questão de alguns transtornos de humor, ansiedade e depressão que são muito comuns nos dias de hoje”, esclareceu a especialista em Naturopatia e instrutora de yoga.
Seguindo com a programação, foi ofertado um café da manhã com os profissionais da área e lideranças institucionais. Na ocasião a gerente executiva de práticas de enfermagem, Thayse Vieira, discursou parabenizando todos da equipe de Psicologia. “Para mim é um prazer participar do dia psicólogo, vocês têm uma missão extremamente importante, ímpar e cheia de personalidade, não é pra qualquer um, é um desafio gigante e é uma profissão linda, quem não tem a curiosidade de conhecer a humanidade na íntegra?”, afirmou Thayse, trazendo à tona reflexões psicossociais. Durante o discurso, a gestora ainda chegou a se emocionar quando contou sobre um episódio pessoal que vivenciou no hospital e recebeu o acolhimento que precisava da equipe de psicologia.
A coordenadora de desenvolvimento humano organizacional do Metropolitano, Monik Rodrigues, também estava presente na cerimônia e, em seu discurso, destacou o reconhecimento da categoria profissional. “Sabemos que a nossa categoria ainda não é tão valorizada, e eu acho que depois desse processo de pandemia que passamos, a nossa profissão ficou muito mais valorizada, muitas pessoas adoeceram mentalmente, foram muitas perdas e muitas situações difíceis. Eu quero parabenizar vocês por esse dia e que aproveitem ao máximo que puderem, sempre tendo em mente o quanto nós psicólogos somos importantes na vida daquelas pessoas que precisam do nosso acolhimento”, afirmou a profissional que também é formada em Psicologia.
Na sessão de aprendizado, ocorrida no turno da tarde, a médica paliativista do Metropolitano, Ana Carla Porto, pontuou para a equipe acerca da reunião familiar como uma ferramenta para melhorar a comunicação com a família e o paciente. “Essa reunião é uma ferramenta para melhorar a nossa relação, criar um vínculo com a família, para que essa família e esse paciente, quando tiverem que passar por momentos difíceis, de tomada de decisões, no momento que esteja envolvido o processo de fim de vida daquela pessoa, possamos oferecer um acolhimento e diminuir os desconfortos e o sofrimento daquela família e daquele doente”, pontuou Ana Carla.
Para Vaneide Delmiro, coordenadora do setor de Psicologia do Metropolitano, a programação alcançou o objetivo esperado em proporcionar acolhimento, tanto para os profissionais da área, quanto para as famílias e pacientes. “Contemplar essa tríade foi o nosso foco principal. A música para os pacientes e usuários do serviço, foi um gesto de carinho e relaxamento. Já as atividades para equipe foram pensadas na questão do autocuidado, por isso também, como mimo, os colaboradores foram contemplados com livros de Arteterapia, para o uso nas horas vagas. E, aproveitando a relevância do momento ainda pudemos nos aperfeiçoar através da palestra sobre reunião familiar como estratégia de comunicação de más notícias”, descreveu a gestora.
Dia do Psicólogo(a): O Dia Nacional do(a) Psicólogo(a) integra o calendário oficial de comemorações e refere-se à data de publicação da Lei 4.119/1962, que regulamentou a Psicologia brasileira. O dia foi oficialmente instituído em 2016, por meio da Lei 13.407, e prestigia a atuação de mais de 440 mil psicólogos e psicólogas em todo o país. E, neste ano de 2022, a data é ainda mais especial: marca o aniversário de 60 anos de regulamentação da Psicologia como ciência e profissão no Brasil.