Núcleo de Ações Estratégicas do Hospital Metropolitano participa de curso realizado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA)
A equipe do Núcleo de Ações Estratégicas (NAE) do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação PB Saúde, participou, na última sexta-feira (19), de um curso intitulado “Estruturação do Escritório da Qualidade: Praticando a Implantação”, promovido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). As aulas foram ministradas pela consultora em Saúde, Andreia Cristina Kuss, com transmissão totalmente online pela plataforma da ONA de educação.
Para acompanhar as mudanças constantes que a saúde do Brasil vem passando e fornecer aos usuários um atendimento diferenciado e destaque, o (NAE) tem proposto aos colaboradores qualificações constantes. A gerente executiva de práticas de enfermagem da Fundação PB Saúde, Thayse Vieira, contou um pouco sobre como esse aprendizado deve contribuir para a qualidade dos processos no Metropolitano. “Essa capacitação vai fomentar entre os colaboradores do Núcleo de Ações Estratégicas o desenvolvimento de estratégias e alternativas de melhoria de processos, com foco na entrega de qualidade e com segurança operacional”, afirmou a gestora.
Segundo Thayse, o escritório de qualidade, abordado no curso, tem papel relacionado à estruturação, acompanhamento e validação de processos primários, gerenciais e de apoio. “Esse escritório pode ser considerado um processo gerencial, pois fornece apoio estratégico à estrutura Hospitalar. Dentre as principais atividades desenvolvidas estão as gestões de documentos, processos, riscos institucionais, performance operacional, tática e estratégica, além das auditorias e interfaces”, esclareceu a gestora.
A consultora, Andreia Cristina Kuss, ministrante do curso, em vídeo institucional, ressaltou os principais pontos destacados durante a apresentação. “Essa já é a terceira edição deste curso, estamos abordando assuntos muito importantes e que nos deixam preocupados no dia-a-dia, como a priorização das atividades da implantação, o perfil que podemos desenvolver para sermos bons profissionais à frente de um escritório que é tão relevante na organização e como fazer a estruturação de um escritório da qualidade”, discorreu a avaliadora ONA pelo IBES.
Já a gerente hospitalar de atenção à saúde, Kariny Lisboa, descreveu que o foco do (NAE), através dos conteúdos ofertados nesse curso, é prestar uma assistência segura, de qualidade e com redução de custos à unidade hospitalar. “Para isso, o nosso setor irá passar por um processo de reconstrução e alinhamento. Em breve, estaremos realizando a elaboração da política de gestão da qualidade e redesenhando os processos de trabalho”, acrescentou a gestora.
Ainda de acordo com Thayse, “todos os conhecimentos adquiridos nesta formação vão permitir que o NAE realize a revisão da política interna do setor, como também do regimento interno e das atividades dos profissionais”, disse. E, no que diz respeito ao certificado de Acreditação do Metropolitano, a gestora pontuou que a intenção é alcançar esse objetivo a médio e longo prazo, e, para isso, a gestão já vem utilizando o manual de boas práticas no processo de gestão da qualidade.
Organização Nacional de Acreditação (ONA): A ONA é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde 1999, trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente. A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA que são reconhecidos internacionalmente.