Janeiro Branco: Hospital Metropolitano realiza série de ações para usuários e colaboradores
Para marcar o Janeiro Branco, mês de conscientização à saúde mental, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, por meio da Comissão de Humanização e setor de Psicologia, utilizam do slogan da campanha nacional que ressalta os cuidados com a saúde mental: “Quem cuida da mente, cuida da vida!”.
Durante toda a semana uma série de atividades serão realizadas com os usuários, acompanhantes e colaboradores. Nesta segunda-feira (25), abrindo as ações, a Comissão de Humanização realizou abordagens com os usuários que aguardavam atendimento para o Ambulatório e Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) da instituição. Um dos contemplados f
oi o agricultor Firmino Silva, 64 anos, do município de Sapé, que agradeceu o lembrete para cuidar da saúde mental. “A gente se preocupa muito com as coisas, não é? principalmente depois desse vírus novo. É muito bom esse gesto de vocês, pra nos lembrar de cuidar da nossa mente, vou usar o laço com carinho”, disse.
Segundo a coordenadora da Comissão de Humanização, Yara Azevedo, o objetivo é sensibilizar não só os acompanhantes, visitantes e pacientes para a importância de manter uma mente equilibrada, mas também os profissionais de saúde. “As nossas ações foram pensadas também para os funcionários, tendo em vista que o cuidador também precisa de cuidados. Buscamos incentivar esse olhar para a vida e saúde mental, para que possamos ter bem-estar no trabalho e na vida como um todo”, esclareceu.
As ações seguem durante toda a semana, na terça-feira (26), serão oportunizados os colaboradores das UTIs e Enfermarias Covid, com escritas de mensagens nos capotes de paramentação e preenchimento de potes de gratidão. Na quarta-feira (27) será realizado um ‘Pit Stop Psi’, com a equipe de Psicologia realizando abordagens para os colaboradores no estacionamento da unidade de saúde, no horário de troca de plantão. Já na quinta-feira (28), com os pacientes das enfermarias Neuro e Cardio acontecerá visita aos leitos com entrega de laços simbólicos e mensagens alusivas. Encerrando as atividades a Comissão de Humanização promoverá um momento de relaxamento com músicas e visitas aos setores administrativos, na sexta-feira (29).
Janeiro Branco – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS/2017), a depressão, ansiedade e suicídio são preocupações reais no Brasil. O país possui a população com maior índice de transtornos de ansiedade. Em 2016, mais de 75 mil trabalhadores foram afastados pela Previdência Social em razão da depressão. A campanha do “Janeiro Branco” evidencia as ações em prol da saúde mental e o combate ao adoecimento emocional. O movimento teve início em Minas Gerais, no ano de 2014.