Hospital Metropolitano realiza mais uma captação de órgãos e ato de amor ajuda salvar outras vidas

 In Transplantes

O mês de dezembro começou com ato de amor e solidariedade de uma família, que mesmo em meio a dor de perder um ente querido, disse sim à doação de órgãos e vai ajudar a prolongar a vida de quem aguarda na fila de transplante. A captação de múltiplos órgãos aconteceu na manhã do domingo (1º), no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, pertencente à rede estadual de saúde e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde). 

A doadora foi uma mulher de 30 anos que teve a morte encefálica confirmada em decorrência de uma Trombose Venosa Cerebral. Foram doados fígado, rins e córneas. Segundo a Central de Transplantes, um rim e o fígado ficaram na Paraíba, o outro rim foi para o Estado de Pernambuco e as córneas foram para o Banco de Olhos da Paraíba. 

Para a coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Metropolitano, Patrícia Monteiro, o aumento na quantidade de doações que o hospital vem registrando é reflexo da parceria com a Central de Transplantes e das campanhas de incentivo à doação que são promovidas de forma recorrente no Hospital Metropolitano.

“O nosso compromisso é promover ações de incentivo à doação de órgãos, mas neste momento, nossa gratidão é sempre a família do doador, que mesmo nessa situação difícil se prestou à solidariedade de ajudar outras pessoas a prolongar a vida”, afirmou. 

Sobre o Metropolitano: Desde novembro de 2018, o Hospital Metropolitano tornou-se um hospital doador, realizando, desde então, a captação de múltiplos órgãos para transplante que já beneficiaram diversos pacientes que aguardavam na fila única da Central de Transplante. A unidade também recebeu o credenciamento para realização do transplante cardíaco em junho de 2020. Desde então, foi implantado na unidade o Ambulatório de Transplante, para atendimento a pacientes candidatos ao procedimento. Além do transplante em adultos, o Metropolitano tornou-se o 5º hospital público do país habilitado para fazer transplante de coração pediátrico.

Recent Posts