Hospital Metropolitano promove ações para pacientes, acompanhantes e colaboradores em alusão ao Janeiro Branco

 In Campanhas

O Janeiro Branco é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental e emocional, e o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, pertencente à rede estadual de saúde e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), realizou diversas ações para promover o bem-estar de seus pacientes, acompanhantes e colaboradores ao longo deste mês. 

A programação contou com distribuição de folders explicativos, rodas de diálogo, palestras, cinoterapia (terapia assistida por cães), cine pipoca, lançamento do programa de Qualidade de vida e promoção de práticas integrativas. 

Na segunda-feira (27), os colaboradores da unidade hospitalar puderam assistir a palestra sobre a Trilha do Bem-Estar, ministrada pela psicóloga Bianka Barbosa que falou sobre a importância do autocuidado para manter a saúde mental equilibrada. Enquanto que na terça-feira (28), acompanhantes e pacientes participaram de uma sessão de cinema, trazendo uma reflexão da importância do bem-estar e da saúde mental. 

O que para o paciente José Cavalcante foi muito importante, pois conseguiu distrair mais a mente e tirar o foco da internação.

“Quando a gente está aqui o pensamento é só na minha doença, quando vou voltar para casa, quais as próximas etapas. O filme ajuda a gente a distrair a mente, pensar em outras coisas e relaxar mais”, afirmou José. 

Já Damião Ramos achou excelente a iniciativa por poder sair um pouco de dentro da enfermaria.

“Muito bom poder levantar daquela cama e sair um pouco da enfermaria. Se tivesse todo dia, eu estaria aqui!”, contou o paciente. 

Dando continuidade a programação, os pacientes, acompanhantes e colaboradores fizeram a festa com visita do “Dr. Nêgo”, o pet que faz parte do projeto de Cinoterapia, na manhã da da quarta-feira (29). O projeto já faz parte da programação regular do hospital, mas neste mês, em alusão ao Janeiro Branco, ganhou um sentido especial.   

Segundo a coordenadora de psicologia, Vaneide Delmiro, a visita do PET lembra aos profissionais que o cuidado em saúde mental pode se dar no dia a dia, em atividades básicas como ter um pet para cuidar, dar carinho e receber carinho.

“Trazer essa atividade para dentro do hospital, um ambiente mais frio, onde há muita tensão e angústia, traz mais leveza para os pacientes e para os acompanhantes também. Quebra um pouco essa rotina hospitalar e permite, inclusive, que as pessoas possam interagir, sorrir, renovando a esperança. Então, dentro desse mês, na campanha Janeiro Branco, a gente entendeu que a visita do pet é uma ação muito importante para reafirmar esse cuidado em saúde mental”. 

Na quarta-feira (29), foi lançado o Programa de Qualidade de Vida do Hospital Metropolitano, intitulado “Ser Integral”, com o objetivo de melhorar a experiência dos colaboradores do hospital e proporcionar a felicidade laboral, através da aplicabilidade de práticas contínuas de promoção, prevenção e tratamento da saúde, além do fortalecimento das lideranças. A primeira linha de cuidado do programa, gerenciado pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Colaborador (NASC), é em saúde mental, com o acesso dos colaboradores a consultas e avaliações psicológicas e psiquiátricas, além de oficinas de cuidado. 

“O programa acontece por meio de etapas em torno de eixos temáticos de cuidados. O primeiro é em cuidado com a saúde mental, justamente neste período do Janeiro Branco, mas também iremos trabalhar os pilares físicos, sociais e espirituais dos colaboradores. O Ser Integral é um programa completo que visa garantir a segurança, a saúde e o bem-estar corporativo de todos que fazem o Hospital Metropolitano”, disse Gilvana Siqueira, coordenadora do NASC.

Na quinta-feira (30), a equipe de psicologia do hospital realizou uma ação de “sala de espera” com familiares e visitantes e também com a equipe de colaboradores terceirizados que atuam na zeladoria do hospital.

“A sala de espera” consiste em uma conversa psicoeducativa sobre a campanha Janeiro Branco, com a entrega de folders explicativos. “Nós conversamos com as pessoas, falamos sobre como podem ser feitos os cuidados com a saúde mental, e também buscamos saber como estas pessoas estão cuidando de si, orientando a busca por profissionais especializados em caso de necessidade”, disse Vaneide.

No último dia da campanha, na sexta-feira (31), foram realizadas práticas integrativas com os colaboradores do hospital, no Auditório da unidade. Ao longo da tarde, e também no turno da noite, os profissionais puderam receber sessões de aromaterapia, de auriculoterapia e também de ventosaterapia, que auxiliam na redução do estresse e de outros fatores que influenciam na saúde mental.

Recommended Posts