Hospital Metropolitano encerra campanha do Setembro Amarelo com ações de valorização à vida

 em Campanhas

Desde 2013 que a campanha internacional do Setembro Amarelo, que visa conscientizar sobre a importância da prevenção ao suicídio, faz parte do calendário brasileiro. Embora o dia 10 de setembro seja o Dia Mundial de prevenção ao suícidio, durante todo o mês são realizadas ações de valorização à vida. Este ano o tema é “Se precisar, peça ajuda!” e o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, pertencente à rede estadual de saúde e gerenciado pela Fundação Paraibana em Gestão em Saúde (PB Saúde), realizou algumas atividades junto aos colaboradores, na última semana, como forma de estabelecer relações mais saudáveis no ambiente de trabalho. 

A ação foi organizada pelo Serviço de Saúde Ocupacional juntamente com o de Psicologia, Segurança e Comissão de Humanização da unidade e contou com uma caminhada e palestras. Segundo a coordenadora do serviço de Psicologia, Vaneide Delmiro, a campanha é uma oportunidade de romper o silencio sobre o suicídio e ao mesmo tempo enfatizar a importancia de pontecializar os atos de cuidado consigo e com o próximo. “Adotar em nosso dia a dia uma postura mais acolhedora consigo, com o outro, ser mais gentil, mais compassivo, se disponibilizar a essa escuta, a essa ajuda, a sinalizar para o outro inclusive a necessidade de um cuidado, de uma ajuda especializada, tudo isso é fundamental para que a gente possa estabelecer relações mais saudáveis, ter mais qualidade de vida e consequentemente ter uma saúde mental mais preservada”, pontuou Vaneide.

Ana Vitoria, assistente administrativa da Urgência Neurológica, achou a campanha muito importante e uma forma do hospital demonstrar a sua preocupação com a saúde mental dos colaboradores. “Essa ação mostra também o quanto hoje é difícil falar sobre esse assunto. A parte psicológica das pessoas vem sendo muito afetada e dentro do hospital, que é o âmbito de trabalho dos profissionais da saúde, onde eles também são responsáveis por cuidar da saúde de outras pessoas, é importante que eles também cuidem da sua própria saúde. É muito importante ver que o Metropolitano se preocupa com a saúde mental dos seus colaboradores”, elogiou Ana Vitória. 

Para a enfermeira emergencista Lílian Torres, a campanha trouxe a importância do apoio biopsicossocial para os colaboradores bem como a demonstração do cuidado com os profissionais, trazendo novas perspectivas e um novo olhar para o funcionário. Já a enfermeira Herla Rani, ficou bastante satisfeita em participar das ações, pois foi um momento de pausa, “um momento que pudemos pensar mais na gente e também sermos lembrados. Gostei muito e espero que tenham mais momentos como esse”.  

A coordenadora do Serviço de Saúde Ocupacional, Gilvana Siqueira, enfatizou que o objetivo foi trazer para o ambiente de trabalho a importância da pausa para que a mente se fortaleça e trazer um ambiente mais saudável para os colaboradores. 

A programação contou com uma caminhada de valorização à vida pelos corredores da unidade hospitalar e palestra sobre a importância do autocuidado.

Postagens Recomendadas