Hospital Metropolitano é credenciado pela SBA como Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia
O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) foi credenciado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) como Centro de Ensino e Treinamento (CET) em anestesiologia. Com a habilitação, a unidade passa a ser o único hospital-escola da rede estadual de saúde na área de anestesiologia, contribuindo com a formação de novos médicos residentes.
De acordo com o coordenador da Anestesiologia do Metropolitano, Artur Azevedo, que vai ser corresponsável pelo CET, o credenciamento representa um marco significativo para o hospital, uma vez que valida a excelência que a unidade busca diariamente e reforça a posição da unidade como referência na formação de novos profissionais.
“Mais do que um reconhecimento, esse título nos insere em um papel estratégico na educação médica, consolidando nosso compromisso com o ensino de alta qualidade. Com o programa de residência, passamos a atuar diretamente na capacitação de novos especialistas, proporcionando uma formação completa, que abrange desde técnicas básicas até procedimentos avançados e de alta complexidade”, disse.
O treinamento para novos médicos residentes tem início previsto para março de 2025, quando os profissionais poderão se integrar à equipe do Hospital Metropolitano para aprimorar suas habilidades na especialidade médica da anestesiologia.
“A integração da equipe se fortalece, pois nossos profissionais mais experientes assumem o papel de mentores, promovendo um ambiente de aprendizado contínuo e colaborativo. Com isso, o projeto não impacta apenas os nossos residentes e a equipe, mas beneficia diretamente a sociedade, uma vez que os pacientes terão à disposição um serviço que alia experiência e inovação, com protocolos de segurança rigorosos”, completou o coordenador.
No último dia 11 de outubro, o Hospital Metropolitano realizou um curso inovador para anestesiologistas, com aula prática em bloco cirúrgico. O evento foi feito em alusão ao dia do anestesiologista, comemorado em 16 de outubro. Para Mário Toscano, Gestor da Educação Permanente do hospital, o credenciamento representa a vocação do Metropolitano em ser um hospital-escola.
“Nós já temos uma residência em cardiologia, outra em neurologia e também uma residência em clínica médica. Naturalmente, o hospital seria a unidade mais apropriada para esse novo Centro de Ensino e Treinamento. Isso é uma qualificação a mais para a Educação Permanente do Metropolitano, e certamente vai se traduzir em uma melhoria da qualificação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde, e certamente numa melhor qualidade de assistência médica e de saúde promovida a todos os paraibanos”, completou.