Hospital Metropolitano adquire novos equipamentos odontológicos e oferece procedimentos mais especializados

 em Geral

Com o objetivo de maior eficácia nos procedimentos cirúrgicos cardíacos, uma vez que há uma grande correlação entre as bactérias orais e o sistema cardiovascular, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, pertencente à rede estadual de saúde, adquiriu novos equipamentos odontológicos, como um consultório portátil odontológico, ultrassom odontológico e um aparelho de laserterapia, oferecendo aos pacientes procedimentos mais especializados. 

Segundo a coordenadora da Odontologia da unidade hospitalar gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), Raíres Rodrigues, todos os pacientes que necessitam realizar um procedimento cardíaco, precisam de uma avaliação odontológica prévia. 

“Os pacientes antes de fazer o procedimento cardíaco é importante que esteja sem lesões, principalmente no ambiente oral, para que o procedimento cirúrgico aconteça da melhor forma possível. Pois, existem bactérias que passam pela corrente sanguínea e essas bactérias que estão na boca podem ir para o coração, à exemplo da endocardite bacteriana, podendo prejudicar completamente a cirurgia cardiovascular do paciente. Então, todos os procedimentos cardíacos feitos aqui, antes tem que ter um parecer odontológico”, explicou Raíres. 

Ela enfatizou ainda que a aquisição dos novos equipamentos vai melhorar a questão do tempo de procedimento cirúrgico, que é possível fazer de uma forma mais rápida, mais segura e humanizada para o desenvolvimento odontológico do paciente. 

Como foi o caso do paciente José Alves, da cidade de Pombal, que passará por uma cirurgia cardíaca na veia mitral, mas na avaliação prévia verificou a necessidade de realizar alguns procedimentos odontológicos.

“Foi uma surpresa para mim, pois eu não sabia que aqui no hospital fazia esse tipo de procedimento e agora vou poder fazer minha cirurgia do coração mais tranquilo”, comentou. 

Para o senhor Pedro da Silva, de 78 anos, do município de Mogeiro, que também desconhecia o tratamento odontológico realizado pela equipe de odontologia do Hospital Metropolitano, foi bastante proveitoso, pois ele já sabia que precisava extrair uns dentes e devido a avaliação feita durante a internação pôde fazer o tratamento no hospital antes da cirurgia. 

De acordo com o diretor técnico do Hospital Metropolitano, Matheus Agra, a segurança e o bem-estar do paciente são primordiais. “O investimento da gestão na aquisição de novos equipamentos, demonstra a nossa preocupação em oferecer mais qualidade no atendimento aos nossos pacientes e maior êxito nos procedimentos cirúrgicos, diminuindo o tempo de internação e devolvendo uma melhor qualidade de vida”, pontuou o diretor. 

Postagens Recomendadas