Em clima de carnaval, bloquinho do NSP percorre setores do Hospital Metropolitano e orienta sobre metas de segurança do paciente
Aproveitando as festas carnavalescas, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), organizou um bloquinho de carnaval que percorreu, na tarde da última quinta-feira (8), os setores administrativos e assistenciais da unidade de saúde para apresentar as metas internacionais de segurança do paciente.
Conforme explicou a enfermeira do NSP, Aleqsandra Paula, são seis metas de segurança que compreende: identificação correta do paciente; comunicação efetiva; melhorar a segurança dos medicamentos; cirurgia segura; higienizar as mãos para evitar infecções; reduzir o risco de quedas e lesão por pressão. Ela informou que, em 2023, o Hospital Metropolitano atendeu todas as metas e foi premiado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa ) com o Prêmio Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente.
Aleqsandra disse que para 2024 o NSP vai continuar trabalhando para que os indicadores estabelecidos pela Anvisa sejam seguidos, e a cultura de um cuidado seguro seja cada vez mais divulgada. “Estamos aproveitando esse momento carnavalesco para trabalhar as seis metas de segurança de uma forma mais descontraída, e poder levar tanto aos profissionais como pacientes, a implantação dessa cultura e a motivação da gente sempre está trabalhando os protocolos”, enfatizou Aleqsandra.
Entre os participantes está Uriel Carneiro, que é assistente administrativo da UTI pediátrica e enfatizou a importância de ações como essas. “Achei muito interessante o bloco, porque além de estar representando o Carnaval, ele trouxe uma conscientização. Eu, como assistente administrativo de um setor assistencial, considero bastante importante porque vai conscientizar também quem não está diretamente ligado ao paciente, mas tem que estar alinhado com o propósito do hospital”, ressaltou Uriel.
De acordo com a gerente de enfermagem, Mara Patrícia, o cumprimento das metas de segurança do paciente é um dos dos objetivos primordiais para a equipe de enfermagem, pois “impacta diretamente na assistência e também no tempo de permanência do paciente na nossa instituição, onde nosso objetivo é que a estadia dele seja o mais breve possível”, frisou.
Mara lembrou que durante todo o mês de janeiro houve uma intensificação da meta de identificação correta do paciente, em que foram feitos treinamentos in loco com todos os colaboradores e acompanhantes sobre a importância do tema. E que a cada mês será feito o mesmo com um tema distinto.
A coordenadora do Ambulatório, Patrícia Monteiro, informou que também é feito vários treinamentos com os colaboradores. “Toda a equipe do Ambulatório é capacitada e treinada para executar cada vez mais essas metas, para que a gente possa garantir a segurança dos nossos pacientes desde a entrada do hospital, seja para atendimento ambulatorial, para cirurgia, exames ou para procedimentos eletivos. E nossa expectativa é que este ano a gente possa garantir cada vez mais essa segurança dos nossos pacientes. Que eles possam se sentir seguros ao adentrar no Hospital Metropolitano”, disse Patrícia.
Quem também esteve presente foi o diretor técnico, Matheus Agra, e pontuou que ações como essa reforçam o cuidado que a gestão tem com os pacientes que precisam de atendimento na unidade de saúde. “Todas as ações que promovemos no Hospital refletem diretamente nos pacientes. Eles são os mais beneficiados e por isso, temos a preocupação e o cuidado em oferecer o melhor serviço e atendimento”, concluiu.